DOI: 10.5281/zenodo.17455947
Ana Paula Pontes Nascimento
Licenciada em pedagogia – Anhanguera/UNIDERP
Licenciada em letras - português e espanhol - FAVENI
Pós- graduada em educação especial e inclusiva - FAVENI
Pós- graduada em matemática - FI
Pós- graduada em alfabetização e letramento – FI
Pós-graduada em libras - FI
Laísa Ortiz
Licenciada em pedagogia -
Anhanguera/UNIDERP
Licenciada em artes visuais - FAVENI
Pós - graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental - ANAEC
Pós- graduada em Educação
Especial e Inclusão - ANAEC
Pós- graduado em Neuropsicopedagogia - Faculdade UNINA
Marciana da Silva Lourenço
Licenciada em História - UNIR
Pós- graduada em Cultura Afro-brasileira - FAVENI lourencomarciana5@gmail.com.br
Milton de Lima Ortega
Licenciado em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP)
Licenciado em Artes Visuais - UniCv
. Licenciado
em Educação Especial – UniCV
Pós - graduado em Educação infantil, Séries Iniciais do Ensino
Fundamental com Ênfase em Alfabetização -IESF
Pós - graduado em Educação Especial Inclusiva Aplicada A Educação Básica
- IESF
Pós - graduado em Autismo - Transtorno do Espectro Autista – FCE
Pós- graduado em Neuro pedagogia
- Fabras
Pós - graduado em Artes na Educação - FIBMG
Pós-graduado em Gestão Escolar - FCE
O professor mediador tem se consolidado como figura central no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental, substituindo o modelo tradicional de transmissão de conteúdos pela mediação da construção do conhecimento. Segundo Libâneo (2013), a prática mediadora do professor envolve não apenas a instrução, mas também o incentivo à participação ativa do aluno, à reflexão crítica e à autonomia no aprendizado. Nesse sentido, o mediador atua como facilitador do diálogo entre saberes, promovendo um ambiente educativo inclusivo e dinâmico.

