DOI: 10.5281/zenodo.17455947

 

Ana Paula Pontes Nascimento

Licenciada em pedagogia – Anhanguera/UNIDERP

Licenciada em letras - português e espanhol - FAVENI

Pós- graduada em educação especial e inclusiva - FAVENI

Pós- graduada em matemática - FI

Pós- graduada em alfabetização e letramento – FI

Pós-graduada em libras - FI

anaatacadonavirai@gmail.com

 

Laísa Ortiz

 Licenciada em pedagogia - Anhanguera/UNIDERP

Licenciada em artes visuais - FAVENI

Pós - graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental - ANAEC

 Pós- graduada em Educação Especial e Inclusão - ANAEC

Pós- graduado em Neuropsicopedagogia - Faculdade UNINA

laisa9239@gmail.com

 

Marciana da Silva Lourenço

Licenciada em História - UNIR

Pós- graduada em Cultura Afro-brasileira - FAVENI lourencomarciana5@gmail.com.br

 

Milton de Lima Ortega

 Licenciado em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP)

Licenciado em Artes Visuais - UniCv

.                     Licenciado em Educação Especial – UniCV

Pós - graduado em Educação infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental com Ênfase em Alfabetização -IESF

Pós - graduado em Educação Especial Inclusiva Aplicada A Educação Básica - IESF

Pós - graduado em Autismo - Transtorno do Espectro Autista – FCE              

 Pós- graduado em Neuro pedagogia - Fabras

Pós - graduado em Artes na Educação - FIBMG

Pós-graduado em Gestão Escolar - FCE

 

O professor mediador tem se consolidado como figura central no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental, substituindo o modelo tradicional de transmissão de conteúdos pela mediação da construção do conhecimento. Segundo Libâneo (2013), a prática mediadora do professor envolve não apenas a instrução, mas também o incentivo à participação ativa do aluno, à reflexão crítica e à autonomia no aprendizado. Nesse sentido, o mediador atua como facilitador do diálogo entre saberes, promovendo um ambiente educativo inclusivo e dinâmico.