DOI: 10.5281/zenodo.17790717

 

Vanessa Vieira Gomes Borges

Professora da Educação Básica com licenciatura em Pedagogia - Segunda licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e Inglês) – Terceira Licenciatura em Biologia - Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional - Especialista em Atendimento Educacional Especializado-AEE- Especialista em ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista-TEA

 

Débora Daianne Ferreira de Oliveira

Professora da Educação Básica - Licenciatura em Pedagogia- Especialização em Educação Especial e Inclusiva

 

Elisângela Freitas da Silva Lopes

Professora da Educação Básica - Licenciatura em Pedagogia

 

Francisca Meury de Sousa

Professora da Educação Básica - Licenciatura em Pedagogia-

Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia

 

Josiane Borges de Sousa

Licenciatura em Ciências Biológicas - Especialização em Docência em Biologia e práticas pedagógicas.

 

Nazaré da Penha Coelho

Professora da Educação Básica - Licenciatura em Pedagogia Especialista em Educação Especial e Inclusiva

 

RESUMO

Este estudo investiga o papel da neuroplasticidade na formação e recuperação de memórias, bem como na adaptação neural após lesões cerebrais. A pesquisa explora os principais mecanismos plásticos — sinaptogênese, potenciação de longo prazo (LTP) e neurogênese — destacando como esses processos contribuem para o aprendizado e a reorganização funcional do cérebro. A partir de uma abordagem interdisciplinar, são analisadas intervenções terapêuticas que estimulam a plasticidade neural, evidenciando seu impacto na reabilitação cognitiva. Os dados obtidos reforçam que a neuroplasticidade é essencial para a consolidação da memória e para a recuperação de funções cognitivas comprometidas, especialmente em contextos clínicos e educacionais. Além disso, fatores como idade, nível educacional e estímulos ambientais mostraram influência significativa na capacidade plástica do cérebro. Com base nos achados, o estudo aponta estratégias que podem otimizar o desempenho cognitivo e promover a reabilitação neural, contribuindo para o desenvolvimento de práticas mais eficazes em saúde e educação. A compreensão dos mecanismos neuroplásticos oferece caminhos promissores para intervenções que favoreçam a adaptação cerebral ao longo da vida.

Palavras-chave: Aprendizagem. Cognição. Neurogênese. Neuroplasticidade.