Sandro Dan Tatagiba
Professor
do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira. Graduado em
Agronomia e em Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestre em Produção Vegetal,
Doutor em Fisiologia Vegetal e Pós-Doutor na área de Ciências Florestais. É
Especialista em Cultura Teológica, Fitoterapia e Engenharia de Segurança do
Trabalho. E-mail: sandrodantatagiba@yahoo.com.br.
Paloma Colombo
Aluna do Curso de
Agronomia no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.
E-mail: colombo.paloma123@gmail.com
Anniely
Rodrigues de Andrade
Aluna do Curso de
Agronomia no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.
E-mail: annielydeandrade@gmail.com
Amanda
Maresco
Aluna do Curso
Integrado em Agropecuária do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.
E-mail: amandamoresco10@gmail.com
Felipe
Vitali de Bortoli
Aluno do Curso
Integrado em Agropecuária do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.
E-mail: lipedebortoli@gmail.com
Gabriela
Jakobczynski
Aluna do Curso
Integrado em Agropecuária do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.
E-mail: gjakobczinsky@gmail.com
Joana
Tragancin Thomé
Aluna do Curso
Integrado em Agropecuária do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.
E-mail: joanatthome@gmail.com
Pedro
Henrique França Gonçalves
Aluno do Curso
Integrado em Agropecuária do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.
E-mail: eu.pedrofrancav@gmail.com
Tainá
Semke
Aluno do Curso
Integrado em Agropecuária do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.
E-mail: tainasemke09@gmail.com
Talita
Piroli
Aluno do Curso
Integrado em Agropecuária do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.
E-mail: talitapiroli79476@gmail.com
RESUMO
Construir em conjunto com o Lar Bom Samaritano,
ações extensionistas que valorizem e ampliem o conhecimento sobre o uso de
plantas olerícolas e medicinais, enfatizando sua importância nutricional, as
partes utilizadas na alimentação, modo de preparo e efeitos fitoterápicos,
através da implantação e revitalização de uma horta, de maneira orgânica e
sustentável, teve como objetivo o estudo. Foram cultivadas um total 632
plantas, sendo 616 olerícolas e 16 medicinais. Entre as espécies olerícolas,
destacaram-se: Lactuca sativa
(Alface, 476 plantas), Brassica oleracea
var. italica (Brócolis, 40 plantas) e
Brassica oleracea var. botrytis (Couve flor, 30 plantas). Entre
as espécies de plantas medicinais, destacaram: Plectranthus barbatus (Boldo comum, 4 plantas) e Ocimum basilicum (Manjericão roxo, 3 plantas). A família botânica olerícola que
apresentou maior freqüência foi a Asteraceae (476 plantas), seguida da
Brassicaceae (100 plantas). Entre as medicinais destacaram-se a família
Lamiaceae (11 plantas) e Asteraceae (3 plantas). O órgão das plantas mais
utilizado para consumo foi à folha (88,9%) e a forma de preparo mais frequente
foi à in natura (78,5%). A iniciativa
extensionista envolveu práticas das disciplinas técnicas, desenvolvendo
atividades terapêuticas na horta, estimulando ações e exercícios de coordenação
dos idosos, fornecendo alimentos saudáveis e de valores fitoterápicos,
proporcionando vivência nas atividades e fortalecendo os laços entre o meio
acadêmico e a comunidade local.
Palavras-chave: Educação ambiental. Espaço didático. Horta. Saúde do idoso.

