DOI: 10.5281/zenodo.17790793

 

Sandro Dan Tatagiba

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira. Graduado em Agronomia e em Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestre em Produção Vegetal, Doutor em Fisiologia Vegetal e Pós-Doutor na área de Ciências Florestais. É Especialista em Cultura Teológica, Fitoterapia e Engenharia de Segurança do Trabalho. E-mail: sandrodantatagiba@yahoo.com.br.

 

Paloma Colombo

Aluna do Curso de Agronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.

E-mail: colombo.paloma123@gmail.com

 

Anniely Rodrigues de Andrade

Aluna do Curso de Agronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.

E-mail: annielydeandrade@gmail.com

 

Amanda Maresco

Aluna do Curso Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.

E-mail: amandamoresco10@gmail.com

 

Felipe Vitali de Bortoli

Aluno do Curso Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.

E-mail: lipedebortoli@gmail.com

Gabriela Jakobczynski

Aluna do Curso Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.

E-mail: gjakobczinsky@gmail.com

 

Joana Tragancin Thomé

Aluna do Curso Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.

E-mail: joanatthome@gmail.com

 

Pedro Henrique França Gonçalves

Aluno do Curso Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.

E-mail: eu.pedrofrancav@gmail.com

 

Tainá Semke

Aluno do Curso Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.

E-mail: tainasemke09@gmail.com

 

Talita Piroli

Aluno do Curso Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira.

E-mail: talitapiroli79476@gmail.com

 

RESUMO

Construir em conjunto com o Lar Bom Samaritano, ações extensionistas que valorizem e ampliem o conhecimento sobre o uso de plantas olerícolas e medicinais, enfatizando sua importância nutricional, as partes utilizadas na alimentação, modo de preparo e efeitos fitoterápicos, através da implantação e revitalização de uma horta, de maneira orgânica e sustentável, teve como objetivo o estudo. Foram cultivadas um total 632 plantas, sendo 616 olerícolas e 16 medicinais. Entre as espécies olerícolas, destacaram-se: Lactuca sativa (Alface, 476 plantas), Brassica oleracea var. italica (Brócolis, 40 plantas) e Brassica oleracea var. botrytis (Couve flor, 30 plantas). Entre as espécies de plantas medicinais, destacaram: Plectranthus barbatus (Boldo comum, 4 plantas) e Ocimum basilicum (Manjericão roxo, 3 plantas). A família botânica olerícola que apresentou maior freqüência foi a Asteraceae (476 plantas), seguida da Brassicaceae (100 plantas). Entre as medicinais destacaram-se a família Lamiaceae (11 plantas) e Asteraceae (3 plantas). O órgão das plantas mais utilizado para consumo foi à folha (88,9%) e a forma de preparo mais frequente foi à in natura (78,5%). A iniciativa extensionista envolveu práticas das disciplinas técnicas, desenvolvendo atividades terapêuticas na horta, estimulando ações e exercícios de coordenação dos idosos, fornecendo alimentos saudáveis e de valores fitoterápicos, proporcionando vivência nas atividades e fortalecendo os laços entre o meio acadêmico e a comunidade local.

Palavras-chave: Educação ambiental. Espaço didático. Horta. Saúde do idoso.